Ao ritmo da dor e dos risos das crianças com cancro
>> 19/04/10
O cancro é uma doença que não afecta só os adultos, as crianças também são vítimas desta, aliás em Portugal surgem cerca de 300 novos casos por ano que atingem menores de 15 anos, onde a leucemia e os tumores do sistema nervoso central são aqueles que estão mais presentes na infância e na adolescência.
Reagir a esta doença é extremamente difícil, não só para os doentes bem como para os pais que não sabem como apoiar e lidar com a mesma. São os mais novos que melhor lidam com este problema e muitas das vezes aqueles que são o suporte psicológico dos pais e familiares. Por outro lado os adolescentes reagem pior e vivem a revolta, muitas vezes necessitando de acompanhamento psicológico.
Para teres uma noção do quão difícil é viver este pesadelo, vê a notícia editada no Diário de Noticias (acima indicada - link) que refere a luta de 3 crianças contra o cancro - a Ana Cláudia e os Alexandres (12 e 17 anos) - de modo a perceberes que atitudes e comportamentos tomam para conviverem com esta doença. Não esquecermos que os pais e os enfermeiros são os apoios incondicionais para que o tratamento seja bem sucedido.
“ Qualquer doença que ameace a vida da criança é contranatura”…”Não existe justificação entre os homens para a existência de uma doença tão arrasadora como o cancro numa criança” – Filomena Pereira, directora do serviço de pediatria do IPO de Lisboa
“ Por norma, as crianças deviam ter um potencial de vida muito maior do que o adulto e o idoso” – Lúcia Norton, directora da pediatria do IPO do Porto.
0 comentários:
Enviar um comentário